Como Startups levantam tanto dinheiro?

É de espantar quando surgem notícias de startups com pouco tempo de existência levantando valores estratosféricos em rodadas de investimentos ou quando percebemos que muitas das maiores empresas atuais surgiram e se tornaram gigantes do mercado mundial em poucos anos

Mas você já parou para pensar como os investidores de startups (Venture Capitalists) avaliam os riscos desses altos recursos investidos nessas startups?

Tipicamente esses investidores agrupam as startups em níveis de desenvolvimento similares, com objetivos chave parecidos e determinam uma faixa de valuation (valor da empresa) que faça sentido dentro de suas teses de investimento.

A cada uma dessas rodadas (Pré-seed, Seed, Série A, Série B e séries seguintes) o valuation da startup tende a aumentar e consequentemente os aportes recebidos. Mas isso só ocorre caso a empresa demonstre a capacidade de superar os desafios de cada uma das rodadas.

Com o tempo entre as rodadas de investimento tipicamente variando entre 12 e 24 meses, rapidamente essas empresas partem do zero aos milhões ou até bilhões de reais em valor de mercado.

Na tabela da postagem é possível observar os desafios típicos de cada rodada de investimentos, quem são os investidores e como as startups utilizam os recursos.